
O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) marcou presença em dois importantes eventos promovidos pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nos dias 24 e 25 de março, voltados para a construção de estratégias e a defesa dos interesses do setor industrial no Congresso Nacional.
No dia 24, foi realizado o Encontro Estratégico da Diretoria de Relações Institucionais da CNI, reunindo Federações Estaduais, Associações Setoriais Nacionais, Sindicatos e empresas industriais. O objetivo foi alinhar estratégias conjuntas para fortalecer a atuação do setor, especialmente no contexto da Agenda Legislativa da Indústria 2025, um dos principais instrumentos de diálogo da indústria com os parlamentares, o governo e a sociedade civil.

Já no dia 25, em Sessão Solene Conjunta no Congresso Nacional, aconteceu o lançamento da 30ª edição da Agenda Legislativa da Indústria. O documento reúne 135 proposições legislativas monitoradas pela CNI – sendo 90 de interesse geral do setor industrial e 45 voltadas para segmentos específicos. Dentre elas, 14 foram destacadas como prioritárias, incluindo temas como licenciamento ambiental, economia circular, regulação da inteligência artificial, modernização das regras para concessões e relações do trabalho.
A publicação é resultado de um processo de análise aprofundado: ao longo de sua construção, 1.041 proposições foram apreciadas, das quais 368 foram debatidas em seminário com a participação de 150 entidades representativas da indústria. Desde sua criação, a Agenda Legislativa da Indústria já avaliou mais de 148 mil proposições no Congresso Nacional, consolidando-se como um guia fundamental para a defesa de políticas públicas que impulsionam o crescimento do setor.

Além do lançamento do documento, a CNI também inaugurou uma exposição comemorativa aos 30 anos da Agenda Legislativa da Indústria no Corredor Tereza de Benguela, na Câmara dos Deputados. A mostra apresenta a evolução do documento ao longo das últimas três décadas, reforçando seu impacto na construção de um ambiente de negócios mais competitivo e atrativo para investimentos.
O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa foi representado por seu Presidente, Carlos Frederico Queiroz Aguiar, o Vice-Presidente Executivo da entidade, José Cláudio Manesco e pelo Diretor de Relações Institucionais, General Luís Antônio Duizit Brito.
Comments