SIMDE presente na 24ª Reunião Ordinária do CONDEFESA da CNI
- Luca Henrique
- há 3 dias
- 2 min de leitura

Nesta quarta-feira, 16 de abril, foi realizada, de forma virtual, a 24ª Reunião Ordinária do Conselho Temático da Indústria de Defesa e Segurança (CONDEFESA) da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) esteve representado por seu Vice-Presidente Executivo, José Cláudio Manesco.
A abertura da reunião foi conduzida por Mário Cezar Aguiar, Vice-Presidente da CNI e Presidente do CONDEFESA. O encontro reuniu representantes do setor industrial, das Forças Armadas e especialistas para discutir avanços e desafios da Base Industrial de Defesa (BID) no atual cenário geopolítico. Na ocasião, ocorreu a apresentação de Marcos Degaut, ex-Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, sobre as Transformações no Sistema Internacional e Desafios para o Brasil.
Outro ponto relevante da reunião foi a apresentação do Coronel Intendente (FAB) Luciano Antônio Araújo dos Santos, Assessor Militar da Direção do CASLODE/Ministério da Defesa, que abordou as possibilidades de inclusão dos produtos da Base Industrial de Defesa no Catálogo de Itens de Suprimento da OTAN (NMCRL). A exposição trouxe uma visão técnica do processo de catalogação, desde os conceitos fundamentais até as diretrizes que regem o Sistema de Catalogação de Defesa (SISCADE). Também foram detalhadas as possibilidades para empresas nacionais obterem um NSN (NATO Stock Number), o que amplia sua visibilidade e capacidade de exportação no mercado internacional, especialmente em países membros do sistema OTAN.
Em seguida, o General de Brigada Marcus Alexandre Fernandes de Araújo, Diretor de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército, apresentou os avanços e as perspectivas da Estratégia de Certificação de Produtos Controlados, conduzida pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados. A iniciativa busca simplificar processos, aumentar a transparência e garantir maior previsibilidade regulatória às empresas do setor, contribuindo diretamente para o fortalecimento da BID.
As apresentações foram seguidas por um espaço de questões e diálogos, com mediação de Marcio Guerra Amorim, promovendo a troca de ideias entre os participantes e contribuindo para o alinhamento de estratégias entre os diferentes atores envolvidos no setor de defesa e segurança.
A reunião também contou com a presença de representantes de diversas empresas e entidades ligadas ao setor de defesa e segurança, que debateram os principais desafios e oportunidades para a indústria nacional. O encerramento foi conduzido pelo Presidente do CONDEFESA, Mário Cezar Aguiar, que reforçou a importância da continuidade do diálogo entre governo, indústria e forças de defesa para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa brasileira e o avanço de políticas estruturantes para o setor.
Clique aqui para acessar a apresentação sobre o Catálogo de Itens de Suprimento da OTAN.
Comments