top of page
Buscar

SIMDE presente em VI Congresso de Segurança Cibernética, Proteção de Dados e Governança de IA, na FIESP



Nesta terça-feira, 29 de outubro, o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) esteve presente no VI Congresso de Segurança Cibernética, Proteção de Dados e Governança de IA, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na sede da federação. O evento reuniu especialistas e representantes do setor para debater os principais desafios e soluções em segurança digital, proteção de dados e governança ética da inteligência artificial.

 

Entre os temas discutidos estavam o aumento dos ataques cibernéticos no Brasil, as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as práticas de governança responsável para inovação em IA, buscando fortalecer a cibersegurança no país. Logo de início, o congresso abordou o panorama alarmante dos ataques cibernéticos no país, destacando a estimativa de prejuízo de R$1,5 trilhão para 2024, com cada empresa enfrentando, em média, impressionantes 1.770 ataques por semana.

 

A partir daí, a discussão avançou para temas como a soberania digital, onde o painel “Soberania Digital Competitiva e Cibersegurança” abordou as tensões entre garantir a proteção nacional e manter a competitividade em um mercado globalizado e hiperconectado. Representantes empresas e órgãos governamentais discutiram as dificuldades em aplicar a legislação brasileira a empresas estrangeiras que operam por aqui e refletiram sobre os riscos de medidas restritivas, como a obrigatoriedade de processamento local de dados.

 

No painel “Ataques e Incidentes Cibernéticos: formas de prevenção, resiliência e reação”, os participantes ouviram sobre as ameaças digitais, expondo as armadilhas que podem comprometer desde operações empresariais até a segurança nacional. Com uma abordagem prática, os especialistas debateram como organizações podem se preparar melhor para responder a esses ataques, garantindo não apenas proteção de dados, mas também a continuidade de suas operações.

 

A economia de dados e as implicações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também estiveram em pauta. Durante o painel “Economia de Dados, LGPD e Conformidade”, os palestrantes discutiram os desafios que o mercado brasileiro enfrenta para alinhar sua competitividade com uma política robusta de proteção de dados, a fim de promover um ambiente econômico sustentável e juridicamente seguro.

 

Na ocasião, Carlos Rust, Diretor Técnico do Grupo de Trabalho de Segurança e Defesa Cibernética do DESEG e Presidente da RUSTCON, empresa associada ao SIMDE, conduziu uma simulação de ataque cibernético, onde detalhou os métodos utilizados por invasores e as respostas eficazes para neutralizar ameaças, um verdadeiro alerta para a vulnerabilidade das empresas.


Carlos Rust, Diretor Técnico do Grupo de Trabalho de Segurança e Defesa Cibernética do DESEG e Presidente da RUSTCON

O congresso também olhou para o futuro da inteligência artificial. No painel final, “O papel da Governança ética de IA como forma de inovação responsável”, especialistas debateram o equilíbrio necessário entre a inovação em IA e as exigências éticas e regulatórias que a acompanham. Discutiu-se como as empresas podem implementar frameworks que garantam o uso ético da IA, criando um ambiente de confiança para consumidores e reforçando a reputação das marcas.


No evento, foram divulgados dois cursos gratuitos de aperfeiçoamento profissional oferecidos pelo Senai-SP: Prevenção e Reação aos Incidentes Cibernéticos e Regulamentação da LGPD e Atuação da ANPD com carga horária de 4 horas.

 

As cartilhas atualizadas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também estão disponíveis para consulta.

 

O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa esteve representado por José Cláudio Manesco, Vice-Presidente Executivo do SIMDE e Diretor do DESEG da FIESP, Brigadeiro Veterano Nilson Soilet Carminati, Vice-Presidente de Relações Institucionais da entidade.


Fotos: Ayrton Vignola/Fiesp



25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page