Na última sexta-feira, 26 de fevereiro, o 1º Vice-Presidente do SIMDE, Brigadeiro Wilson José Romão, participou da videoconferência do Conselho Temático da Indústria de Defesa e Segurança – Condefesa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) em um Debate virtual com o tema “Encomendas Tecnológicas: novo marco legal da inovação e as oportunidades para a indústria de defesa e segurança”. O evento foi aberto por Glauco José Corte, vice-presidente da CNI e presidente do Condefesa da entidade.
O Vice-Presidente do SIMDE apresentou, durante a reunião, os desafios da BID x encomendas tecnológicas, apresentando exemplos de offset e sugerindo estratégias que melhorem esse tipo de negociação no país, citando por exemplo a necessidade de adequar a legislação vigente no sentido de isentar a incidência de impostos de importação sobre bens oriundos de contrapartida comercial que visam atender à eliminação de carências tecnológicas no país. Sugeriu também ativar no SIMDE a operacionalização de um banco de offset que busque identificar da Base Industrial de Defesa as carências tecnológicas, coordenando com o Ministério da Defesa a sua respectiva eliminação através dos acordos de offset redundantes dos contratos de aquisição dos sistemas de defesa de terra, mar e ar.
A reunião contou também com as explanações da diretora de inovação da CNI, Gianna Sagazio, do pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Carlos Grabois Gadelha, do Procurador Federal e Procurador-chefe do CNPq, Leopoldo Gomes Muraro e do Vice-Presidente de Contratos da Embraer, Marcio Monteiro. Terminado esse debate tivemos ainda uma explanação da gerente de diplomacia empresarial e competitividade do comércio da CNI, Constanza Negri Biasutti, sobre Facilitação de Comércio.
Comentários