top of page
Buscar

SIMDE participa do encerramento da 18ª edição do CGERD


Da esquerda para direita: Capitão de Mar e Guerra (RM1-T) Fortunato Lobo Lameiras, Diretor do CGERD; José Cláudio Manesco, Vice-Presidente executivo do SIMDE e Diretor do DESEG da FIESP; Vice-Almirante Marcelo Menezes Cardoso, Comandante da ESG; General de Exército Francisco Carlos Modesto, Chefe do Escritório do SisDIA de Inovação em São Paulo; Christian Callas, Diretor do SIMDE e Diretor Adjunto do DESEG da FIESP; Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, Comandante do 8º Distrito Naval; General de Divisão Adalmir Manoel Domingos, Coordenador Executivo de Conselhos e Departamentos da FIESP; General de Brigada Alexandre Gueiros Teixeira, Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste; Clara Martinolli, Gerente do DESEG.

Nesta quinta-feira (26/09), foi realizado o encerramento do 18º Curso de Gestão de Recursos de Defesa – CGERD, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Esse curso é realizado pela Escola Superior de Guerra - ESG em parceria com o Departamento de Defesa e Segurança - DESEG (COMDEFESA) da FIESP.

 

A abertura do evento foi realizada pelo Vice-Almirante Marcelo Menezes Cardoso, Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG). Após o discurso do Orador da turma, Delegado de Polícia Civil, Marco Antonio Moysés Filho, foi realizado a entrega dos Certificados e Distintivos aos formandos.

 

Em seguida, os participantes contaram com as palavras do representante da turma, o Coronel de Cavalaria Sérgio Santos, que convidou o Vice-Almirante Marcelo Menezes Cardoso, Christian Callas, Diretor do SIMDE e Diretor Adjunto do DESEG da FIESP, e o Capitão de Mar e Guerra (RM1-T) Fortunato Lobo Lameiras, Diretor do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD) para a inauguração da placa comemorativa da turma do CGERD 2023.

 


O Curso de Gestão de Recursos de Defesa é uma iniciativa da Escola Superior de Guerra em parceria com a FIESP, capacita civis e militares das Forças Armadas e das administrações estaduais e do Distrito Federal. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre Defesa Nacional e a gestão de recursos de defesa.

 

Durante o curso, os alunos realizam viagens de estudo para conhecer projetos e indústrias do setor de defesa. A metodologia da Escola Superior de Guerra integra teoria e prática, promovendo atividades dinâmicas que incentivam a colaboração e a troca de experiências.

 

O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa esteve representeado por José Cláudio Manesco, Vice-Presidente executivo do SIMDE e Diretor do Departamento de Defesa e Segurança da FIESP, além de representantes civis e militares das Forças Armadas e das administrações estaduais.


Imagens: FIESP



27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page