SIMDE participa da LAAD Defence & Security 2025, no Rio de Janeiro
- Luca Henrique
- 7 de abr.
- 3 min de leitura

Entre os dias 1 e 4 de abril, o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) marcou presença como expositor, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), no principal ponto de encontro para networking e atualização de profissionais atuantes nas áreas de defesa e segurança na América Latina, a LAAD Security & Defence 2025, que ocorreu no Riocentro, Rio de Janeiro.
A cerimônia de abertura da LAAD contou com a presença de autoridades de alto escalão do governo federal e estadual. Estiveram presentes o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), José Mucio Monteiro (Defesa) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), além do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Também participaram representantes de diversas esferas do poder público — federal, estadual e municipal — e delegações dos países presentes na feira.

Logo após a solenidade, o governador Cláudio Castro visitou o estande do SIMDE em parceria com a Firjan SENAI, onde foi recebido por Carlos Erane de Aguiar, 1º vice-presidente da Firjan e presidente do Conselho Empresarial de Defesa e Segurança Pública da federação, e por Frederico Aguiar, vice-presidente da Firjan CIRJ e presidente do SIMDE. Ainda durante a manhã, foi firmado um memorando de entendimento entre o SIMDE e o Cluster de Competitividade da Indústria de Defesa da Croácia, com foco no intercâmbio de informações e cooperação nas áreas de defesa, ciência e tecnologia.
A assinatura do documento contou com a presença de Carlos Erane, Frederico Aguiar, Juliana Larenas (secretária de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa), senador Carlos Portinho (PL-RJ), almirante Carlos Chagas (comandante-geral do Corpo de Fuzileiros Navais), Gordon Pesic (vice-presidente do Cluster croata) e o embaixador da Croácia no Brasil, Ranko Vilović.

Durante o evento, o SIMDE participou de diversas reuniões com representantes do setor de defesa, entre elas, a parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), voltadas ao fortalecimento da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS). Os acordos preveem o mapeamento e monitoramento contínuo da BIDS, com apoio da FIA/USP, e a criação de um modelo de banco de offset ofertante, em parceria com o CGEE, que permitirá ao Brasil negociar contrapartidas tecnológicas em acordos internacionais, ampliando a capacidade produtiva e tecnológica da indústria nacional.
No segundo dia de LAAD foi realizado o Defence Day Brasil-França. Organizado pelo SIMDE em parceria com a GICAT, o evento reuniu autoridades, especialistas e representantes das indústrias de defesa dos dois países para promover o intercâmbio de conhecimentos, tecnologias e oportunidades de negócios. Com apresentações de portfólios e destaque para inovações do setor, a iniciativa reforçou o compromisso bilateral com o fortalecimento da indústria de defesa e segurança, além de abrir espaço para novas parcerias estratégicas.

Ao todo, mais de 362 empresas expositoras de 12 países, dos segmentos de segurança pública, segurança privada e defesa, estiveram presentes na 15ª edição do evento. Segundo os organizadores, a feira recebeu a visita de 36.700 profissionais ao longo dos três dias de realização. Trinta e quatro empresas associadas ao SIMDE estiveram presentes como expositoras no evento, sendo elas: Algemas Brasil; AEQ; AEL; Aeromot; Airbus; Akaer; Amazul; Arthco; Astro; CBC/Taurus; Condor; Daten; DGS; Dupont; EDGE; Emgepron; Fundação Ezute; Glágio; Grupo Inbra; Helisul; IAS; Imbel; Leonardo; Liramax; M&K; Mac Jee; Naval Group; PFM Medical; Protecta; Quartzo; Saab; Safran; Siatt; Tamtex; Vertical do Ponto.
Ainda durante a LAAD, o SIMDE e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) formalizaram a assinatura de um Protocolo de Intenções que marca o início de uma cooperação institucional voltada à pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor aeroespacial. O documento foi assinado pelo Presidente do SIMDE, Frederico Aguiar, e pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, com o objetivo de fortalecer a base científica, tecnológica e industrial de defesa e segurança, ampliando as possibilidades de atuação conjunta entre a indústria e a Força Aérea Brasileira.

Considerada o “evento irmão” da LAAD Security, realizada bienalmente em São Paulo nos anos pares, a próxima edição da LAAD Security & Defence acontecerá de 14 a 16 de abril de 2026, no Transamerica Expo Center, na capital paulista.
Comments