top of page
Buscar

SIMDE e DESEG discutem Governança Espacial em São Paulo durante painel na FIESP

Atualizado: 13 de ago.



Na quinta-feira (08/08), foi realizado o painel "Governança Espacial no Estado de São Paulo", na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). O evento, organizado em parceria entre o Departamento de Defesa e Segurança da FIESP (DESEG) e o Comitê Aeroespacial do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), teve como objetivo subsidiar pesquisas acadêmicas sobre governança espacial, com foco nas especificidades do Estado de São Paulo.


O painel foi conduzido pelo Brigadeiro José Vagner Vital, Diretor do DESEG, Coordenador do Comitê Aeroespacial do SIMDE e Diretor de Negócios & Inovação da SAIPHER, e contou com a presença de especialistas como Marco Antonio Chamon, Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB); Jeferson Cheriegate, Diretor Geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos; Ronaldo Carmona, Assessor da Diretoria de Inovação da FINEP; Clezio Marcos de Nardin, Diretor do INPE; Anderson Ribeiro Correia, Diretor de Novos Negócios, Inovação e IPT Open; e o Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes, Chefe do COPE e ex-Presidente da CCISE.



Durante o painel, os participantes discutiram a importância de criar uma estrutura de governança espacial no Estado de São Paulo, destacando o papel crucial do envolvimento do governo, da indústria e da academia. Foi ressaltada a necessidade de uma presença governamental forte e de recursos financeiros contínuos para o desenvolvimento de uma governança eficaz na área espacial, com o objetivo de integrar São Paulo no cenário nacional e internacional. Além disso, foi debatida a relevância de um alinhamento estratégico entre as esferas federal e estadual para fomentar o crescimento do setor espacial no Brasil.


A dinâmica do evento foi estruturada em formato de perguntas e respostas, proporcionando aos palestrantes a oportunidade de compartilhar suas impressões e debater os principais desafios e oportunidades relacionados à governança espacial no estado. Ao final, todos os presentes concordaram sobre a necessidade de avançar nessa discussão, considerando a relevância de São Paulo como polo industrial e tecnológico do país. Na ocasião, o professor Anderson Ribeiro Correia anunciou que seu nome foi aprovado pelo Conselho de Administração do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e será o novo Diretor Presidente do Instituto.


Também estiveram presentes no painel José Cláudio Manesco, Vice-Presidente Executivo do SIMDE, General Duizit Brito, Diretor de Relações Institucionais do SIMDE, Professora Maria Helena Rolim, Presidente da International Academy of Space Studies - IASS, e diversos representantes de empresas associadas à entidade.


O Painel pode ser visto na íntegra clicando aqui.




64 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page